scripts para funcionamento do site
Skip Navigation LinksHome > Cidadão > Vida Rural > Agronegócio

Agronegócios


Agronegócio é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária do ponto de vista econômico. E a agricultura capixaba é um dos setores que mais se destacam no Estado, graças a importantes realizações do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Além das já tradicionais pesquisas e da assistência técnica direcionada aos produtores rurais capixabas, outro serviço prestado à comunidade agrícola são as análises laboratoriais de solos, plantas, sementes e doenças da plantação. São ações fundamentais para que o produtor faça uso racional das tecnologias e tome as decisões adequadas durante o cultivo e no manejo da plantação, reduzindo custos e melhorando a produtividade.

Dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Seag apontam que, em 2009, o PIB do agronegócio do Espírito Santo foi de R$ 20,7 bilhões, o que correspondeu a 30% do PIB total do Estado, crescendo 3,2% no período de março de 2009 a março de 2010. Em 2007, esse percentual também foi de 30%, enquanto no Brasil, o percentual de participação é de 25%.

Fale com o Governo

Envie dúvidas, comentários e sugestões